
Neste sábado, o Secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Aberson Carvalho, convidou o Sindicato dos Professores da Rede Pública do Acre (SINPROAC) para uma reunião em seu gabinete. O objetivo do encontro foi a apresentação da Carta Aberta aos Servidores da Educação Pública do Acre, na qual o governo se compromete com a recomposição da tabela salarial em três etapas: outubro de 2024, outubro de 2025 e outubro de 2026.
Embora a proposta de parcelamento apresentada não corresponda exatamente à deliberação da Assembleia Geral do SINPROAC, que previa as recomposições em outubro de 2024, março de 2025 e março de 2026, o sindicato considera o novo cronograma um avanço. Segundo o SINPROAC, o governo demonstrou a intenção de restabelecer a estrutura da tabela salarial, e há confiança de que o compromisso será cumprido.
Além do Secretário de Educação, participaram da reunião o Diretor de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Educação, Abraão Paes Leme, o Secretário Adjunto de Administração da SEE, Reginaldo Prates, o Chefe do Departamento de Gestão de Redes da SEE, José Rego, e Márcia Lima, representante do Sindicato dos Técnicos Administrativos e Apoio Administrativo do Estado do Acre (SINTAE).
A Carta Aberta apresentada pelo Secretário de Educação, menciona a retomada do percentual de 3% de incidência progressiva aplicável aos valores da classe inicial da carreira e às vantagens obtidas pelos servidores.
O SINPROAC destaca que se mantém confiante de que as propostas apresentadas na Carta Aberta serão atendidas. A continuidade das negociações é vista como um passo positivo para a valorização remuneratória dos servidores da educação pública estadual.