Rio Branco, 8 de maio de 2025 – O Sindicato dos Professores da Rede Pública do Estado do Acre (SINPROAC) participou ativamente da quarta reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação de Rio Branco (CME), realizada no auditório da Seinfra, no prédio do antigo Mira Shopping. O encontro foi marcado pela cerimônia de posse dos novos conselheiros que atuarão no colegiado durante o biênio 2025-2027.
Com a presença de representantes das doze instituições que compõem o colegiado, membros da sociedade civil organizada e autoridades da gestão municipal, a reunião reforçou o compromisso coletivo com o fortalecimento da educação pública em Rio Branco. Os conselheiros nomeados, juntamente com seus suplentes, foram apresentados oficialmente e participaram do registro fotográfico que marcou simbolicamente o início da nova gestão.
A presidente do CME, professora Vômea Maria de Araújo, destacou a relevância do momento para a educação municipal:
“Hoje nós estamos realizando a nossa quarta reunião ordinária com uma pauta extensa, mas muito importante, como a posse dos novos conselheiros e a aprovação do projeto político-pedagógico, regimento escolar e proposta pedagógica da instituição educativa Angelina Gonçalves. Este é um momento de extrema importância para todos nós que acreditamos na educação como força transformadora. Estamos felizes porque é um momento único para o conselho.”
O vice-prefeito de Rio Branco e secretário municipal de educação, Alisson Bestene, também esteve presente e reforçou o papel essencial do CME nas decisões educacionais do município:
“Fiz questão de estar presente nesta sessão do colegiado, pois sei da importância que este conselho tem na construção de uma educação cada vez melhor em Rio Branco. Estamos investindo em tecnologia, inovação, kits escolares, alimentação de qualidade e, mais recentemente, ampliamos o cardápio com o café da manhã nas escolas. Tudo isso com o apoio e parceria deste colegiado. A educação é uma ferramenta poderosa de transformação, e é com ela que garantiremos um futuro melhor para nossas crianças.”
Durante a reunião, foram votados e aprovados por unanimidade documentos importantes da Instituição Educativa Angelina Gonçalves, incluindo o Projeto Político-Pedagógico, o Regimento Escolar e a Proposta Pedagógica, representando um passo decisivo no processo de credenciamento da escola.
O SINPROAC reafirma seu compromisso com a construção de uma educação pública democrática, plural e de qualidade, estando presente e atuante nos espaços de deliberação e construção de políticas educacionais do município.