
Em reunião realizada com os representantes do Sindicato dos Professores do Acre (SINPROAC) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SINTAE), além do Secretário de Governo, Luiz Calixto, o Secretário de Educação, Aberson Carvalho de Sousa, discutiu as negociações para a recomposição da tabela salarial dos profissionais da educação.
Segundo Aberson, foi abordada a questão do “1% de diferença” em cada nível da tabela salarial. Ele apresentou os números das receitas do estado, que são recebidas todo dia 10, e destacou o compromisso de discutir o tema até julho. O Secretário explicou que nesse mês ocorre uma queda nas receitas, sendo necessário esse prazo para prever como será possível retomar a recomposição da tabela salarial.
Aberson reafirmou o compromisso do governador Gladson Camelli em realizar a recomposição salarial o mais breve possível, mas ressaltou que é fundamental garantir que os salários estejam em dia e que o governo não pode assumir despesas que não possa cumprir. “A mesa de negociação está aberta”, afirmou o Secretário.
Durante a reunião, a direção do SINPROAC ouviu do Secretário de Educação a reafirmação do compromisso do governador em devolver a estrutura da tabela salarial, com a primeira parcela prevista para este ano de 2024, assim que as receitas do Estado estiverem estabilizadas. Segundo Aberson, o governador espera uma melhora nas finanças até o mês de agosto.